SERIPA VI realiza treinamento de CRM

"O Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) realizou o treinamento de Gerenciamento dos Recursos da Tripulação (CRM - Crew Resource Management) com os efetivos do Centro Integrado de Operações Aéreas, (CIOPAER–TO), nos dias 5 e 6 de abril, e com o Batalhão de Operações Aéreas (BAVOP) da Polícia Militar do Distrito Federal, nos dias 11 e 12 deste mês.

O evento foi ministrado nas sedes das respectivas unidades e teve como objetivo elevar o nível de interação na cabine, englobando todos os recursos disponíveis, visando o aumento da segurança e eficiência da atividade aérea. 

A capacitação envolveu pilotos, tripulantes operacionais, mecânicos e o apoio de solo das unidades. Como convidados, participaram ainda integrantes do SAMU Palmas, sendo médicos e enfermeiros.

Na oportunidade, foram abordados os seguintes temas: Histórico do CRM, Processo Decisório, Comunicação, Consciência Situacional, Gerenciamento do Risco, Fadiga e Erro Humano.

Os Majores Aviadores Adriano Lopes Mendes Lacerda e Oziel Itá Jára Barbosa Silveira, respectivamente chefes das Seções de Prevenção e Investigação do SERIPA VI, atuaram como instrutores dos grupos. Além deles, o Capitão Valtair da Rocha Justino ministrou palestras relevantes ao CRM.

Histórico do CRM - O treinamento CRM teve sua origem, no ano de 1981, em uma companhia aérea norte-americana, em face de frequentes e graves acidentes com perdas de tripulações e aeronaves de grande porte.

Na década de 90, houve a expansão e aplicação em toda aviação mundial. Com a evolução dessa ferramenta, temos a utilização também em diversas corporações fora do meio aeronáutico.

Publicada: 19/04/2017.