Elemento Certificado

Em virtude da reedição da NSCA 3-10 (norma que trata da Formação e Capacitação dos Recursos Humanos do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), ocorrida em 18 de setembro de 2013, não serão mais impressos cartões em PVC denominados credenciais.

Todos os concludentes de curso SIPAER presencial, a contar da reedição da norma, passaram a ser considerados Elementos Certificados (EC), fazendo jus ao certificado de conclusão de curso, no qual é inserido o número SIPAER (identificador pessoal). Além disso, o concludente do curso também recebe uma certidão curricular com a respectiva qualificação e de validade permanente.  

As credenciais SIPAER continuam a existir, mas são destinadas unicamente aos profissionais designados para investigações aeronáuticas, atendendo às necessidades específicas do CENIPA. Ainda assim, as atribuições, prerrogativas e deveres referentes aos integrantes do SIPAER permanecem preservados, conforme preconizado pela NSCA 3-2/2008 (Estrutura e Atribuições dos Elementos Constitutivos do SIPAER).